Lar doce lar
Lar doce lar
É o que se diz quando se chega a casa.
A casa
Mas o que é casa?
o que é ser casa?
“casa é onde nos amamos”
“casa é onde nos sentimos bem”
“casa é onde o coração está”
“casa não é um lugar, é um sentimento”
Se para descobrir onde é a minha casa, devo responder a estas frases gastas, ficaria com mais dúvidas, ou então diria que a minha casa é no mundo. As pessoas que amo e que me amam estão dispersas em diferentes cidades. Sinto-me bem em locais distintos, dependendo do dia, da disposição, ou até da forma como o sol cai. E não consigo, de modo algum, concordar com a ideia de que casa não é um lugar.
Casa é O lugar.
É o lugar onde queremos voltar no fim do dia.
É o lugar onde queremos ter os nossos objetos. Os nossos livros. As nossas roupas. É onde lavamos e estendemos a roupa (na maioria das vezes).
É o lugar onde mais queremos chegar depois de uma viagem. Depois de dias exaustivos. Onde queremos estar quando estamos cansados. Onde nos queremos deitar quando estamos tristes. Onde está a nossa cama.
É o lugar onde estão os nossos animais de estimação. E as nossas plantas. Onde temos todos os utensílios que precisamos para cozinhar. Para facilitar o ato horrendo de cozinhar. É onde temos a nossa mercearia. As nossas pequenas rotinas. O que comemos ao pequeno-almoço. O nosso lanche. As nossas proteínas. As nossas aveias. A nossa fruta.
É saber onde está a tesoura, o molhe de chaves de toda a gente, o copo que só nós usamos.
É reconhecer o som do frigorífico. E saber que aquela porta tem de ser gentilmente rodada antes de abrir.
É andar descalço sem pensar.
É onde a nossa confusão tem nome. É onde os cheiros fazem sentido.
É onde entramos e suspiramos tudo o que contivemos. É entrar e reconhecer cada canto, cada quadro, cada pintura, moldura ou bibelot, como se tudo reagisse de volta. É passear e sentir a nossa presença em tudo o que está presente. Sentir que é nossa.
O lugar que fala de nós sem dizer uma palavra.
É onde as coisas estão no lugar certo. Quadros pendurados na altura certa, as cortinas que combinam com o sofá. Tudo pensado. Tudo conta quem nós somos. As cores. As escolhas. As texturas e as memórias.
Casa é como vestir uma roupa que serve e que assenta bem no corpo.
É onde recebemos os outros - e queremos que se sintam em casa.
Casa não é apenas estar quem amamos. Não importa quem partilhe a casa. Casa é o lugar que nos ancora.
É o lugar onde a vida se acomoda. Que nos faz querer estar. Que ensope as irritações. Onde as paredes nos toleram, nos reconhecem.


